Neste episódio dividido em duas partes, recebo a artista de voz Simone Kliass. Ela é a voz institucional de diversas marcas brasileiras, é a embaixadora do Women in Voice no Brasil e vice-presidente da XRBR – a Associação Brasileira de Realidades Estendidas. Se você é ou quer ser um artista de voz, esse episódio está cheio de informações úteis sobre o mercado! E na parte 2 do episódio, falamos mais especificamente sobre o mercado de trabalho e alguns “dos and don’ts” da profissão. O episódio 20 também marca o final da segunda temporada do podcast! 

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Ficha técnica:

Produção, roteiro e apresentação: Ananda Garcia
Edição de áudio e design gráfico: Jennifer Mendonça

 

TRANSCRIÇÃO DO EPISÓDIO BY GOOGLE PINPOINT 

IMPORTANTE: A transcrição é realizada de forma automática, portanto, pode haver erros. O podcast não se responsabiliza por eventuais erros de transcrição (de natureza ortográfica, sintática ou mesmo legal) executados pelo programa de inteligência artificial. 

[00:00]
A Era do áudio.

[00:07]
Na realidade virtual a voz e o áudio ganhou uma importância muito grande então quanto mais a gente tiver experiências de realidade virtual e essas experiências acontecem em todas as indústrias. Hoje em dia a gente né com podcast o assistente virtual áudio interativo, não dá para a gente desencanar da parte de áudio.

[00:31]
Às vezes as pessoas colocam uma experiência de óculos de realidade virtual e fala. Ah, eu tô no metaverso não você tá fazendo uma experiência de realidade virtual.

[00:40]
Hoje nós chegamos ao vigésimo e último episódio dessa segunda temporada da era do áudio e eu quero te presentear com uma conversa sobre o Mercado da locução. A minha convidada é a Simone Kliass uma das vozes mais reconhecidas da publicidade brasileira. Ela é atriz locutora publicitária é a voz do aeroporto de Guarulhos entre outras marcas Embaixadora do wimitin voice e vice-presidente dos XR BR Associação Brasileira de realidades estendidas, por sinal. Vamos falar muito sobre as oportunidades dentro desse setor também. Quero avisar que essa conversa vai ficar dividida em duas partes a parte dois vai sair na semana que vem durante as férias da era do áudio.

[01:22]
Simone Kliass, muito Obrigada por aceitar o meu convite como eu dizia antes da tua agenda é muito corrida então obrigada mesmo por estar aqui hoje no estúdio virtual comigo é um prazer uma honra estar aqui com você e parabéns pela excelente trabalho que você tá fazendo, viu? Obrigada Simone falando em agenda, né? Às vezes em que eu falei contigo no WhatsApp, tu tava sempre gravando gravação rotina de gravação. Então eu gostaria que tu Contasse um pouco como é a tua rotina de locução. Hoje olha eu a minha rotina de locução. Ainda Bem também com tem muito tempo, né que eu faço isso. Ela é bem intensa, então eu gravo e tento fazer tudo direitinho pra entregar no prazo que eu prometi então tem sempre aquela coisa dessa nossa responsabilidade, né? Então e além da locução eu faço outras coisas também. Então eu penso muito na agenda no dia anterior. Eu já fecho eu tento fechar agenda com espaços, né locutores que nos ouvem sabem o que eu tô falando, né? Porque a gente sempre tem que ter espaço vai entrar alguma coisa vai entrar uma refração vai acontecer alguma coisa de última.

[02:22]
Então faça a agenda bem intensa. Mas eu sempre deixo uns intervalos considerando que alguma coisa vai ter que acontecer no dia e e então isso me deixa mais tranquila para poder atender todo mundo né? Sim. Sim bom eu fiz a minha pesquisa claro, né? E eu vi que tu começou como atriz. Tu ainda faz trabalhos como atriz exclusivamente como atriz hoje ou a atuação ela tá mais presente nos teus trabalhos, como locutor ou como palestrante, como é que é pra ti ter toda essa versatilidade atuar em diversas áreas, eu acho muito importante a Nanda eu comecei como atriz com nove anos Atriz Mirim e estudei a vida toda primeiro chato amador depois profissionalizante fiz passei por todas as mídias que eu podia passar como atriz, eu até falo que eu sou atriz de vós mais do que eu falo que eu sou locutora porque a cada trabalho eu considero como como um trabalho de atriz também. Claro que a gente como locutor, tem que estudar outras técnicas também aprofundar muito, mas basicamente eu sou Matriz. E aí a atriz depende né? Uma hora eu vou estar atuando.

[03:22]
E outra hora em outra plataforma. Mas eu sou atriz sou uma comunicadora na verdade. Ananda. Eu tento ampliar o escopo Simone. Tem várias marcas né para as quais tu empresta a tua voz e tu é a voz oficial tem o aeroporto de Guarulhos latam Cinemark canal de assinantes da Sky Americanas, se eu não tô em erro, né e enfim, mas eu quero que tu fale mais sobre isso. Porém uma pergunta que eu tenho é quando a gente escuta a gente consegue perceber uma Persona diferente em cada uma delas, né? São Estilos diferentes e é a mesma pessoa fazendo essas vozes e eu sei que tu também estuda Voice branding. Então fala um pouco. Como que tu consegue trazer uma identidade única para cada uma dessas marcas ou Como que tu é assim grifada pelo cliente pra fazer uma entrega diferente, estou muito curiosa para saber mais sobre isso, eu acho que é sempre a conversa, né entender o que que eles querem e não só por exemplo na latam é um trabalho que eu faço há um tempo e é um trabalho muito minucioso. Eles prestam muito atenção a parte de

[04:22]
Branding então quando eu comecei a trabalhar com a latam eu recebi tudo de como era aquela Persona e mais como era aquela Persona e ela ia agir diferente em cada mensagem. Comecei com A latam Fazendo as mensagens de bordo. Então eu não vou falar de turbulência do mesmo jeito que eu vou falar do entretenimento é a pessoa não é a mesma então a Persona é aquela pessoa não só que ela está em várias situações. Então eu recebi inclusive foi um trabalho incrível deles, mas junto também com a produtora de áudio, eu toda equipe, né? Então olha essa essa frase aqui essa mensagem você vai entregar desse jeito essa pessoa mas com um toque de alegria e um toque de preocupação dois toques de alegria um de preocupação, então é um estudo. Eu recebo um estudo quando eu vou fazer uma peça ou um filme é um estudo de personagem. Então não dá pra gente entregar com a mesma voz com a mesma entonação toda a comunicação da marca, você tem que seguir o estilo daquela Persona, então a Persona da latam é diferente da personagem.

[05:22]
Vai totalmente né, mas tem uma variação dentro de cada comunicação ou da Cinemark ou sei lá da Americanas a gente Americanas normalmente é varejo lá para cima, mas a gente fez agora a campanha de namorados que não tem nada a ver com com é muito mais leve, mas a mesma Persona. Então são situações Diferentes, né? A gente tem que ter essa variação e tem outro detalhe também, né? Quando a gente pensa em Voice branding. O que que a marca quer passar com aquela voz, quais atributos ela quer passar ela quer uma voz aspiracional ou ela quer uma voz aproximada ao público o que que ela quer, qual o objetivo porque na verdade a voz é usada como instrumento e a gente faz parte de um projeto muito maior. Então tem que estar alinhado com toda a comunicação da empresa faz branding é fascinante. Eu recomendo que as pessoas estudem então e essa é uma área que eu imagino que vai crescer cada vez mais, né? Tem aí um espaço pra profissionais tanto locutores, quanto publicitários produtores de áudio e imagino eu né? Com certeza ainda mais agora.

[06:22]
Fusão das assistentes de voz tudo tudo fala na sua casa daqui a pouco Tudo mesmo vai falar, né? Tem tem até privada que fala em alguns lugares. Então qual que é o branding? Qual é a voz? Qual é a Persona é a comunicação e é muito pessoal ainda mais uma casa da pessoa a geladeira vai falar com você, como é que aquela geladeira vai falar com você e é o primeiro contato que você tem com a empresa quer dizer não é? Não sei se é o primeiro contato, mas é um contato extremamente íntimo, ela tá lá dentro da sua casa, como é que você vai se relacionar com o seu consumidor não adianta pensar e fazer uma campanha imagens maravilhosas alta produção uma trilha maravilhosa e na hora da voz você fala. Ai putz, tem que colocar uma loucura um locutor. Ai pe- pega aí pega aí aí chama aí chama aí então as vezes você vê uma campanha daquela que foi pensado e a voz fala meu Deus não tem aderência não tem a ver com a marca não passa segurança ou não passa credibilidade então estudar toda a parte de salmo branding, né? A voz faz parte do Salmo Brand. Quais são os pontos de contato?

[07:22]
Como é que você vai se comunicar? Qual é o som da sua marca a vossa dentro desse pacote? Eu me pergunto assim alguns pontos algumas características do voice branding, por exemplo. Além da questão do humor da Vibe do do tom de voz do estilo. Eu imagino que também possa ter características. Como falar as coisas de uma maneira mais coloquial ou falar as coisas de uma maneira mais mais formal e mais assim bem pronunciada ou então com mais contrações na fala esse tipo de coisa também, pode vir num briefing para o locutor, por exemplo totalmente. E aí para ajudar a gente porque não adianta também a gente receber, né? Um estudo de uma Persona que tem que ser extremamente descontraída e receber um texto duro. Então tudo faz parte se a comunicação da marca tem que ser descontraída a voz tem que por esse caminho e o texto que ela vai falar também para tudo ficar conversando. Ah falando de voz, né? Tá tudo combinado sim e hoje no Brasil as marcas que trabalham com isso acabam sendo marcas maiores, né, Simone ou não necessariamente o que que tu

[08:22]
Nesse momento O que que tu enxerga não necessariamente sabia? Eu tô ficando muito feliz com isso marcas maiores. Com certeza marcas maiores assim, quem não tá fazendo isso tá perdendo uma grande oportunidade não só com Voice branding como sound branding não adianta ter um guia visual da marca sem ter um guia sonoro. Hoje em dia a gente né com podcast assistente virtual áudio interativo, não dá pra gente desencanar da parte de áudio, mas eu tô recebendo também estudos de marcas bem menores marcas que estão começando muito estatup, já começa pensando nisso. Acho que tá realmente virando uma tendência. Aí eu fico muito feliz, né? Essa semana, tipo a gente gravou para uma Startup. Olha uma delícia, eu recebi todo um estudo incrível da marca. E aí era cor também e Como que se fala comunicação é branding é uma delícia. Ai sim dá para ver que tu gosta muito disso, né? Eu imagino que a pessoa que te contrata, ela tem um pacote completo porque tu não tem só a voz, tu tem todo o conhecimento assim por trás também de uma perspectiva de marketing na verdade, né?

[09:22]
Eu acho que eu nem te contei a andar eu sou formada em administração de empresas pela GV e marketing.

[09:29]
Agora tudo.

[09:30]
Tudo faz sentido né? É uma é engraçado que eu acabo nem colocando muito né, mas sim não tem jeito eu sou uma atriz administradora marqueteira. Então eu fico fascinada com a parte de marketing isso me me atrai muito você tem toda razão é meio difícil alguém que fez administração e Thiago conheço outras pessoas também, mas quem não fez isso dá para estudar hoje em dia está muito acessível a parte de branding muitos cursos tem muita literatura muita coisa na internet. Então dá para a gente tá todo mundo pesquisar, eu continuo estudando o tempo todo sim, até porque evolui muito rápido também, né? Exato e uns anos atrás participou de um curta que oferece uma experiência de realidade uma experiência Interativa de realidade virtual. Pelo que eu entendi e ele inclusive ganhou um m, né? Então gostaria que tu falasse um pouco sobre esse projeto que eu sei que é um projeto que tu que te deixa muito feliz. Ah é uma paixão, né? É um orgulho Nacional, eu diria porque é uma é uma empresa uma Startup na época era uma Startup.

[10:30]
Uma empresa que está se consolidando no mercado chama árvore uma empresa brasileira que fez essa essa experiência de realidade virtual imersiva interativa e não foi nem m. A Nanda foi um prime time meme que é mais chique ainda e uma empresa brasileira, essa é não é que é m também, né? É o m do Prime time é tipo um outro, tipo, ele é um upgrade do M. Ok é ele é dentro do M. Mas ele é muito chique assim sabe? Então é o Brasil lá dentro é uma coisa muito grande e foi uma empresa brasileira, né? Então olha como a gente tá? Olha como a gente tem talento aqui no no Brasil pra disputar lá disputou com só Produções internacionais não só Produções É principalmente americanos norte-americanas não era um M internacional era mesmo não era categoria internacional sim, entendi, então Isso prova que a gente tem muito talento. Aqui no Brasil é E pelo que eu li a linha ela que é o nome do da pra chamar de curta, eu prefiro chamar.

[11:30]
Experiência imersiva interativa tem gente que vai chamar de game inverno, então é um é um híbrido assim, eu não acho que é gay. Enfim essa parte toda de realidade virtual aumentada mista metaverso, tem muitos muitas definições Diferentes, né? Então eu quero muito chegar nesse nessa parte até das nomenclaturas do que que é o quê que eu ia comentar é que eu li uma uma matéria e eu acho que falava que era uma coisa ainda inédita na América do Sul, né? E tal, eu achei muito muito bacana, eu acho que assim o inédito na América do Sul é esse prêmio porque a linha também venceu o veneno festival de Veneza e o prime time M, então assim inédito essa premiação e esse reconhecimento internacional que no Brasil né? Eu sou fundadora da XR BR. Associação reúne as empresas que trabalham com isso, né? Realidade virtual aumentada mista no Brasil. A gente já tá produzindo experiências realidade virtual muito tempo assim como a linha tem outras maravilhosas aqui no Brasil e outras que vão ainda surgir então é um mercado que está crescendo.

[12:30]
Muito e tem muito talento e quem tem um óculos Quest dois. Eu recomendo ou até pode ser contra o óculos também é acessar a linha e inglês, a narração é do Rodrigo Santoro e em português. A narração é minha e é uma coisa muito poética muito profunda muito bonita. Ai que lindo, eu vou colocar tem como tenho assim ó um gostinho só do Vibe das coisas com algum link em algum site, tipo só pra pessoa conhecer a proposta é posso colocar depois coloquei no meu YouTube um link, só que é um link de vídeo, mas quando você tá com óculos sim, cara, não não tem nada a ver com a experiência. Ela vai ter se você tá totalmente imerso, né? Você tá 360 graus imerso naquilo, você interage com os personagens você interaja com um cenário a trilha sonora da turma da ultrassom e também o trabalho que o espaço fez de áudio especializado eles fazem com que a gente entre realmente na na história. A gente senta que a gente tá lá mesmo com os personagens é incrível realmente.

[13:30]
A linha é apaixonante e hoje tá mais assim. Num circuito de festivais, eu tenho algum algum lugar que as pessoas podem ter essa experiência não ele já tá ele tá disponível em várias plataformas, mas é precisa ter um óculos algum tipo de óculos, mas ele tá disponível sim algumas plataformas tá fazendo maior sucesso internacional forte, né? E ele roda também festival, tá?

[13:51]
Se você tá gostando de acompanhar a era do áudio, considere se tornar um membro você pode utilizar o apoia se se estiver no Brasil ou patrion se estiver em Portugal ou quem sabe em outro país mundo afora com apenas r$ 12 mensais, você se torna apoiador do podcast e o mais importante vai poder participar de um encontro mensal para discutir próximos episódios fazer perguntas trocar ideias e discutir temas relevantes dentro do nosso setor. Para apoiar visite apoia.se/a erado áudio. Se vocês estiverem no Brasil e se estiver fora do Brasil pelo patrão é patrão.com/ara do áudio.

[14:32]
E Simone. Me conta mais como surgiu o teu interesse por essa área de realidades aumentadas realidades virtuais realidades estendidas tanto é que tu é fundadora da Associação Brasileira de realidades estendidas ou xrbr, eu não sei bem como o que a gente se refere a associação tanto faz então foi assim para mim na verdade. Ananda é uma nova mídia é só mídia É como eu te falei, né? Como eu sou atriz, eu gosto de explorar plataformas diferentes, então eu também trabalho como repórter e eu tava seis anos o editor da sala não sound que é uma revista inglesa me mandou para fazer uma matéria sobre áudio imersivo. Ah, tá bom. Que que é esse negócio aí, fui lá no estúdio Hall o áudio onde eu gravava Americanas e eles são parceiros antigos mesmo assim queridos. Sei lá eu falei meu Deus, o que é isso? Me encantei. Falei o que que é esse negócio de áudio imersivo gente numa experiência de realidade virtual, uau e a voz nem um destaque absurdo se você não tem um áudio totalmente adequado com a experiência. Você não acontece a imersão eu falei gente isso aqui é uma possibilidade para para.

[15:32]
Dores e pratistas de voz e para produtores musicais assim é incrível, né? Eu apaixonei no primeiro contato que eu tive primeira vez que eu pus o óculos que foi lá já me apaixonei e aí eu comecei a estudar. Comecei também aí num festival chamado sal pós-sal Fest de inovação, não falava muito de voz não. Quando eu comecei eu comecei em 2017 lá e Mas eu fui lá Muito para estudar também a realidade virtual. E aí tinha muitos brasileiros que também iam para lá com esse mesmo interesse. Depois eu conheci a turma aqui no Brasil. A gente foi se conhecendo trocando virou Rubi. E aí a gente se tornou uma associação faz três anos e meio uma associação que reúne pessoas presas que trabalham comunidade virtual aumentada mista e plataformas de meta verso agora então quando a gente fala a realidade estendidas a gente pode incluir então a realidade aumentada na realidade virtual mista e me fala um pouco das diferenças entre elas eu tenho certeza que já Te perguntaram isso mil vezes, mas assim eu preciso te perguntar porque é muito confuso Claro, mas não a gente tem que falar porque a Nanda ainda tem.

[16:32]
Dúvida. Então tem que se falar assim, vamos tentar resumir bem resumir pensa um espectro 100% próximo da realidade física que você tá na outra ponta 100% afastado dessa realidade física um ambiente digital a realidade aumentada, ela tá mais próxima do nosso mundo físico, então o que que vai acontecer? Ela vai aplicar elementos camadas digitais informações vídeos foto sei lá o quê no mundo físico que a gente tá então eu tô aqui com você e tem uma camada de informação. Extra que seria essa realidade aumentada um exemplo que todo mundo conhece Pokémon GO ou filtro, né que você mesmo perguntar dos Filtros tá exatamente a verdade aumentada tá aqui vai comprar maquiagem. Você vem um Esse batom tá bonito. Enfim, é isso a idade de aumentar lá no outro extremo tem a realidade virtual onde o usuário fica totalmente imerso num mundo totalmente digital. Isso a gente consegue através do óculos. Então ele até ele é transportado para um outro mundo um outro ambiente onde ele tem a sensação que ele tá presente lá e isso ele é um

[17:32]
A idade mista. Ela tá no meio e ela é bem complexa, mas eu eu deixo a dica assim o pessoal dar uma estudada é mais complexo de explicar assim em pouco tempo, mas ela estaria mais no meio do espectro e ela requer o uso de óculos ou não necessariamente sim sim o que a gente vê mais hoje que a gente vê mais ainda é a realidade aumentada e a realidade virtual, mas vale estudar também vai estudar tudo tá gente e a gente chama tudo isso de Xr. E até de outras coisas que a gente não sabe o que vão existir vai entrar no XR também que é só as realidades estendidas. Pois é e o metaverso onde é que ele tá dentro de tudo isso e eu me pergunto o que oportunidades ele vai trazer para os profissionais da voz, porque a voz é tão importante, né nessa nessa experiência dessas realidades estendidas. Então eu penso que o meta verso também vai trazer muitas oportunidades. Com certeza eu considero como metaverso com letra maiúscula, não existe ainda a gente ouve muito falar de meta verso porque em outubro de 2021 o Facebook teve um rei branding virou meta e

[18:32]
Ou que queria ser uma empresa de metaverso no futuro fizeram uma loucura um lançamento no mercado pegou todo mundo surpresa. E aí tudo que a gente conhecia como o mundo virtual plataforma de mundo virtual também sofreu um rei branding e virou todo mundo virou uma taversa ela ano passado a gente assistiu, por exemplo. Participei de um evento dentro de uma plataforma chamada virbela e nesse ano eu participei da mesma evento na mesma plataforma, só que a metaverso. Mas é a mesma coisa não mudou absolutamente nada de tecnologia é branding, então assim a gente interaja através de plataformas de mundos virtuais desde 2002, eu acho de 2002 2003 passeatam Live que acontece é que agora a gente tem mais possibilidades mais ferramentas tem uns 5 G várias outras coisas que estão tudo está evoluindo até a própria meta. Diz que esse meta verso que eles indicaram naquela apresentação não tá pronto isso estaria pronto daqui a 5 8 10 anos, entendeu? Então tá em construção eu fico imaginando que pode ser tipo quando

[19:32]
Na internet a gente sabia de tudo que a gente poderia fazer. Nossa vai dar para fazer isso vai dar para fazer aquilo, mas essas coisas só começaram a ser possíveis uma uma década, depois assim seria mais ou menos isso então exato. E aí todo mundo acaba falando metávessa. Eu tô no metavés as vezes as pessoas colocam uma experiência de óculos de realidade virtual, eu falo. Ah, eu tô no meta velho não você tá fazendo a realidade é uma experiência de verdade virtual e tudo bem, mas a questão é que as pessoas são induzidas a errar porque todo mundo tá falando. Ah, você tá no meta verso e tal e a pessoa acha que tá eu não sou do nada a verdade dentro da nossa Associação e outras pessoas com quem eu falo também lá no próprio salve pessoal que eu fui lá pra estudar isso pra gente a gente considera que o metade com letra maiúscula não existe ainda existem plataformas de meta versos com letra minúscula mundos virtuais e isso a gente acredita, mas eu não sou a dona da Verdade é um conceito então tem muita gente que já assume que essas plataformas Minecraft fortnite dela sendo Box. São metaverso então é tudo é conceitual, não é?

[20:32]
Estou certo, eu estou outra pessoa tá errada, mas são jeitos de de ver a história sim sim, mas de qualquer forma eu imagino que as realidades estendidas, né? Vamos dizer assim, elas representam uma oportunidade para os profissionais da voz totalmente, eu acho que como eu falei, né? Na realidade virtual a voz e o áudio ganha uma importância muito grande então quanto mais a gente tiver experiências de realidade virtual e essas experiências acontecem em todas as indústrias desde treinamento de funcionário treinamento de médico ou visitas virtuais a museus ou viagens enfim e no próprio entretenimento e games em guerra e tudo o que é invejosa de voz também e a voz. Vai conduzindo ou a voz é personagem são novas mídias então a cada mídia nova, né? A gente tem mais oportunidade de trabalho assim como também no meta verso, a gente vai cada vez mais dividir esse espaço virtual com vozes de Inteligência. Artificial vão ser gravadas por locutores. Quer dizer. Sei lá até quando mas enfim.

[21:32]
Hoje em relação. Essa é a minha próxima pergunta então como tu enxerga as vozes de Inteligência Artificial. Hoje essas vozes sintéticas se elas são mesmo uma ameaça se elas já estão roubando muito do trabalho ou se elas ainda fazem coisas muito específicas, que tipo realmente não não representa uma ameaça pros locutores como tu enxerga isso Simone, quantas horas a gente tem quatro horas e meia.

[21:57]
Olha eu estou livre. Então assim tranquilo, olha essa pergunta dos do Milhão, né dos milhões é assim na verdade a Nanda Sim ela ela é ameaça e a oportunidade ao mesmo tempo. Depende de como a gente encara tudo depende de como a gente encara, né? Então a gente tem um um mercado que tem um aumento de demanda que como eu falei tudo tá falando os objetos estão falando temos também várias ativações e games interativos com voz então aumenta o trabalho de voz por outro lado. Apesar de ela não concordar como eu te falei, eu sou atriz então tudo que eu te falei de voz branding de tudo que a gente estuda tal. A máquina tá sendo treinada para fake a causas sorrisos emoções, mas ela não tem a alma que a gente tem então cada trabalho que a gente faz a gente coloca nossa alma lá dentro e o outro ser humano que tem alma também vai ser impactado pela nossa entrega. A máquina não tem alma. Enfim. Por exemplo, eu estou falando com você.

[22:57]
Eh, eu estou errando eu isso tudo torna uma coisa natural e deixa até as pessoas com mais identificação, então, às vezes eu paro eu falo um pouco mais devagar eu paro para pensar no que eu tô falando e depois eu volto com você e falo mais rápido que eu estou mais animada tal a máquina pode fazer isso também. Pode ser programada também para fazer isso. Elas estão cada vez mais próximas, mas elas não tem elas não tem vida elas não eu tô falando com você. Eu tô mexendo no corpo a voz aqui tá saindo, mas se eu começar a falar com você com a voz assim totalmente curvada a minha voz, ela vai ficar mais fraca também, porque eu não tenho como fazer uma voz sabe de uma pessoa super confiante. Eu tô totalmente curvada agora se eu chego aqui pra você com presença e tal a voz vai sair assim, a máquina não tem corpo ainda que vai fazer toda essa diferença do do equipamento e gesto e como é que a gente faz, mas mesmo assim, ela está sendo usada para várias coisas e tudo bem. Tem muitas coisas por exemplo notícias que são de última hora tem que ler um monte de coisa e rapidamente não dá para um locutor ficar lá gravando e fazendo vetores de trabalho.

[23:57]
Bota pra máquina ou às vezes quando é uma ativação de marketing personalizada chegou uma vez uma demanda para mim que eu mandei pra máquina, eu não tinha como atender falar, sei lá 50 milhões de nomes eu não tinha eu não tenho tempo para isso e não custo não ia então bota a máquina para falar esses 50 milhões de nomes que era uma ação personalizada. Vamos pensar nela como aliada também, né? Então tem coisas que ela vai fazer melhor. Tem coisas que a gente vai fazer melhor tudo que tiver que passar emoção tem gente usando máquina para leitura de livro, não acho legal, mas muita gente já está acostumando com isso, né? Então agora para os locutores o que eu acho muito importante a Nanda é a gente entender e se preocupar bastante com o uso da nossa voz, quando a gente vai gravar uma coisa uma assistente de voz, tem que tomar todo uma preocupação advogado do lado para entender onde que a sua voz vai parar tem uma pergunta sobre isso inclusive Simone, porque eu penso assim é cada vez mais coisas mais conteúdos, né mais tecnologias. Quando o locutor grava eu me pergunto se ele tem controle sobre o uso da voz.

[24:57]
Daqui a pouco a marca vai estar usando sei lá na na batedeira na geladeira usa no no aplicativo e sei lá onde mais ou numa numa campanha nas redes sociais, sabe? Como é que funciona isso, depende do contrato que você fecha a gente não sabe de tudo, né? Então a gente precisa de ajuda com um advogado com outros locutores que já passaram por isso então quando as vezes chega alguma coisa para mim que eu não sei como orçar eu vou pedir ajuda eu não vou achar que ah nossa esse dinheiro tá bom, hein? Vou vou topar principalmente com assistente virtual, vai topar o quê? Você vai colocar sua voz assim, a gente tem casos a voz do Tik Tok a bebs Standing é uma amiga minha ela gravou é um sistema de voz para uma empresa chinesa, falaram que ia ser para alguma um tipo de utilização e ela foi parar no Tik Tok a voz dela foi a voz. Ela só soube porque alguém falou. Você bebe? Você é a voz do Tik Tok, ela não tô sabendo, mas aí eu não sei se é culpa do Tik Tok culpa do enfim é culpa de contrato. É como é que foi parar isso lá e o Tik Tok não vai usar.

[25:57]
O a liberdade de uso então Enfim no final ela foi substituída e teve toda um acordo teve um advogado, mas pra gente não ter que passar por isso esse stress com uma grande empresa ou com uma pequena empresa ou com qualquer coisa já faz isso antes é que ela não sabia ela foi lá chamaram ela para fazer uma coisa Educacional. O Negócio da China ela fez e pronto agora ela trabalha com uma outra empresa, ela continua fazendo voz para assistente virtual, ela gravou né? Todo o sistema e a empresa pergunta pra ela você pode fazer pode usar sua voz por uma campanha xpto a empresa pra Pepsi por tanto tempo tá? Tá tá ela libera. Então ela tem esse direito ela ela consegue fazer isso porque eu adoro quando a Barbie fala porque ela ela divide muito a experiência o aprendizado dela dá essa essa história que foi muito complicada para ela foi bastante sofrido para ela, ela falou como é que eu vou fazer uma uma um comercial pra coca-cola, se a minha voz pode estar sendo usada pra Pepsi. E aí como é que fica, entendeu? Então se você dá a sua voz, né? Vende sua voz. Ah por esse dinheiro. Nossa tá bom esse dinheiro.

[26:57]
Ela não ela deixou de trabalhar, ela falou gente ela não podia mais trabalhar porque eu tava falando coisas até que eu não queria falar não Tik Tok usavam a voz dela para fazer coisas que ela não queria dizer a gente tem que se preocupar muito com gravar para sistemas.

[27:10]
Eu tô interrompendo a entrevista tá bem rapidinho para te fazer um pedido. Muito importante se você tá gostando da era do áudio. Vá ao seu tocador de Podcast Favorito e siga ou assine esse podcast essas coisas como deixar seu follow deixar seu review são muito importantes assim os aplicativos de Podcast mostram esse programa para mais pessoas por exemplo, se você tá ouvindo pelo Spotify, além de seguir também, pode deixar umas estrelinhas lá pra gente obrigada por ajudar esse podcast a crescer eu me pergunto se os profissionais estão preparados para isso Simone, porque eu vejo muitas pessoas eu tenho alguns conhecidos vejo pessoas que trabalham com locução como aquele Side sabe tipo assim, faz um é minha segunda coisa meu trabalho. Ai meu Deus, sabe falta tantas palavras, tipo é tipo um freela é um trabalho paralelo, né? Não mas é isso mesmo. Não trabalho paralelo, essa Paralelos não tem todo todos aquele todo aquele aparato legal. Todas aquelas outras coisas que tu precisa se preocupar e

[28:10]
A gente vai né, sendo usado da maneira que que quiserem né? Então eu vejo isso acontecer muito e mesmo para pessoas que também usam que trabalham como com a locução como primeiro trabalho, é? Ah não tem muita essa informação a beve mesmo é uma profissional incrível, já tá no mercado há muito tempo e ela acabou passou por isso então assim ninguém de nós tá ali de passar por isso então por isso que quando chega a qualquer tipo de trabalho desse pra mim. Eu prefiro não gravar a maior parte deles eu falo não porque eu só vou gravar a partir do momento que realmente eu puder ter algum tipo de controle que puder não interferir com as outras coisas, você imagina a sua voz sendo usada para uma campanha política de um um político que você não acredita é a sua voz, né? Então eu recomendo que a gente tenha muito cuidado onde a gente está vendendo do jeito que ela tá fazendo agora que ela vende uma empresa que vende a voz dela para coisas específicas pontuais ou não e ela tem todo o controle de onde é rastreamento do que está acontecendo Eu

[29:10]
Sim, seria legal. Eu não conheço uma empresa no Brasil que faça isso me surgiu uma curiosidade agora quando o profissional da voz vende a sua voz para um assistente de voz algo do tipo como funciona agora uma dúvida assim mais prática é preciso levar as palavras é preciso ler sílabas, como é que é assim na prática. Então assim tem algumas tem algumas pessoas que vendem as vozes para um banco, né? Que como aconteceu com o Ambev lá na China porque ela não sabia mas enfim eles depois eles podiam usar a voz dela pra vários outros lugares ou você por exemplo uma conhecida é a voz Siri outra é a voz da Alexa é a a da Alexa fez com Alex, sabe? Por exemplo. Fechou aquilo com aquela empresa caia mais tranquilo também concorda porque né já faz tudo bonitinho tal e aí antigamente a Regina Bittar que a minha amiga foi a Siri ela foi pra gravar e ela antes da Siri foi o Google e a do Google passou pra Siri esse mesmo banco. Foi quer dizer tem toda essa história, mas ela tá gravado demorou um.

[30:10]
Meses e horas e horas e horas e horas hoje em dia está muito mais rápido para gravar toda essa eh, a tecnologia evoluiu então a tecnologia. Você grava. Muito menos tempo tava lá num congresso semana passada da wemen Voice que eu sou Embaixadora desse dessa Associação que reúne mulheres que trabalham com voz técnica, eu tava conversando com uma desenvolvedora e ela tava lá ai porque a gente reproduz uma voz em horas. Ai eu queria gravar ele reproduzir em minutos e é uma outra locutora, a gente tava assim. Meu Deus, a gente tava conversando com ela assim não como assim, mas assim claro que essa essa voz que ela reproduz, né? Aquela cria embora e que ela quer criar em minutos, não é tão perfeita quanto essas que eu te falei, mas elas funcionam para algumas aplicações. Então tá evoluindo muito a Nanda o que eu sei mais ou menos é hoje. Eu não sei como eu não sei porque tem vários sistemas hoje que estão captando então criando, né? Que é uma o mais conhecidos são frases, então às vezes as pessoas fazem né, grava uma frase inteira.

[31:10]
Gravam por exemplo brincadeirinhas, então o hino de futebol ou uma música uma resposta pronta um uma piada pronta e a maior parte são frases que não tem sentido algum mas se forneticamente elas fazem sentido para depois cortar. Então a pessoa lê uma uma frase de frases assim que elas falam meu Deus, não sei o que que eu tô falando e elas têm que ler com uma dicção super boa ritmo o mesmo ritmo e não pode ter uma entonação que vai subindo e descendo tem que ser aquela mesma entonação voz interatividade na na na tem que ser aquilo manter do começo ao fim não pode cair no final das frases é um trabalho bem minucioso e trabalhoso também para você fazer assistente de voz e uma coisa que eu noto Simone aqui, por exemplo, eu vejo a Alexa no Brasil. Ela é tão assim gente como a gente ela parece mais descontraída tem uma coisa de cultural também, né? Eu acho muito engraçado a gente chama isso de localização de novo que tem a ver também com Voice branding.

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De novo tem a ver com branding toda pesquisa, tudo isso tudo como é que aquela. Assistente vai ser melhor recebido em Portugal ou no Brasil ela precisa ser localizada, ela precisa ser adaptada a nossa realidade ela precisa entender os diferentes sotaques, imagina o sotaques que tem aqui no Brasil, ela tem que ser treinar da para entender esses milhões de sotaques que a gente tem então se a pessoa fala com a Alexa assim, a Alexa tem que entender o que ela tá falando tá a pessoa fala hexa tá entendendo? Alex, você tem que entender se soltar porque ela tem que responder né? Então ela até pode transformar aqui mais neutro, sei lá, mas ela tem que ser capaz de reconhecer os diferentes sotaques para poder se comunicar ela tem que ser capaz de entender diferentes gírias que a gente tem no país a gente sabe andando as gírias que tem no Brasil todo mas o Alex precisa saber porque ela precisa responder se a pessoa fala alguma coisa, ela tem que entender a localização passa por isso né dela entender de conseguir se comunicar com cada pessoa e também com o jeito que ela vai fazer né então no Brasil não.

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Funcionar muito né uma coisa um pouco muito mais padrão e tal. Então ela é mais descontraída mesmo agora em outros países, as pessoas acham que são invasivo, elas são mais contidas, depende do público do público geral. Vai tem alguma regulamentação na área de assistentes de voz vozes de Inteligência Artificial, porque me parece uma coisa relativamente nova, então me pergunta se tem aí algumas regras, não sei eu como eu te falei, né? Eu por exemplo se chegar pra mim não alguma algum trabalho alguma demanda disso eu vou botar eu vou ver o que que chegou coisa particular daquele pontual divide com advogado com alguém que possa me ajudar a entender de quem que é a voz. Como que a gente mais tem que se preocupar é de quem é a voz quem é o dono da voz? Quem é o dono da nossa voz? Eu gosto de ser dona da minha voz, então é engraçado porque eu tenho isso também na profissão do dia a dia tem muita coisa que eu não gravo tem muita coisa que eu não gravo eu não gravo pras coisas que eu não acredito porque eu tô lá é minha voz, mas a Nanda tem muitos locutores que encaram o texto como um texto como

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Trabalho e não não encaram como um se eles estão colocando a voz numa coisa pessoal. Eu não consigo travo eu não consigo. Tem coisas que eu não consigo fazer porque não dá tipo eu não consigo falar aquilo sabe me faz muito mal, mas eu entendo quem tem a quem quer ou quem precisa fazer sim. Tem alguma questão de gênero das vozes algo que seja mais procurado hoje algo influencia na decisão. Eu quero uma voz masculina uma voz feminina no Brasil. Eu não vejo tanto isso, mas no meu outro emprego eu procurava locutores e a gente queria trazer diversidade nas vozes era para uma peça em inglês então a voz de pessoas negras uma voz de pessoas brancas, sabe no Brasil. Eu não vejo tanto isso, mas eu sei que nos Estados Unidos tem muito então eu gostaria de saber como é que funciona isso se tem uma questão de de gênero de etnias etc assim na escolha das vozes tem de novo te pergunto quantas horas a gente entende, né? Deixa eu ver se eu tô como meu livro aqui, espera aí as vozes femininas eram mais associadas com melhores professoras de

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Tento temas de de amor e que elas te conduziam a a resposta enquanto a voz masculina te oferecia a resposta mais assertivamente, mas ligada a coisas mais técnicas mais enfim e aí a partir daí que que a gente tem, né? A gente tem Siri, a gente tem Alexa a gente tem bixby, a gente tem cortana tudo tudo é mulher, né grande discussão. E aí também tem toda a questão do assédio, mas assistentes. E aí como elas respondem a isso imagina porque ela agora cada vez mais. Elas têm mais respostas para várias coisas que a gente fala meu Deus, mas elas respondiam antes com muito mais subserviência tem um estúdio chamado I blush faek é uma resposta que a Siri dava para coisas que assédio ah lá ficaria corada. Se possível não é não Siri. Você não ficaria coragem. Meu Deus. Você não pode responder assim, então ela já foi reprogramada. E por que que tem porque quem que tá lá fazendo isso que estão fazendo? Isso é uma equipe.

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Parça. Porque se é uma equipe diversa não vai deixar cair uma coisa dessas né? Quer dizer até pode deixar a Nanda porque a gente é humano a gente vai errar. Sempre a gente vai errar, mas assim vai ser evitar se você tem pessoas pretas indígenas mulheres na equipe uma mulher na equipe não vai falar ai não, deixa isso gente, eu ficaria corada, alguém te fala uma coisa de assédio, você fala aí. Eu ficaria corada se eu pudesse Não não é e é feito por por pessoas, né? As pessoas é feita por pessoas e possivelmente por homens. Enfim o patriarca mas aí né? Então o que a gente percebe que por muito a conversa e muitos estudos esse próprio não é blush faekwood e tal a gente percebe que existe uma maior preocupação de diversidade de você oferecer vozes diferentes vozes masculinas vozes femininas vozes sem gênero identificado também em muitos casos pra pessoa o usuário poder escolher com quem ele quer conversar naquele momento não tem que ser só uma mulher e não tem que ser só uma mulher sexy. Eu acho que isso hoje em dia está mudando muito as empresas.

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Muito atentas a isso e a gente vê uma uma grande evolução nessa nesse mercado em relação à Diversidade com certeza. Nossa fiquei chocada com essa história do Blush e fai code meu Deus, ela não responde mais assim foi reprogramar porque de novo quem tá quem é a pessoa a pecinha atrás, né? Com certeza não até outras questões, né? Como isso eu inclusive encontrei conteúdo sobre isso na internet e eu acho que eu já vi tu falando sobre isso, se eu não me engano que é como as crianças não as crianças como elas falam com as assistentes virtuais, né de da ordem falar de uma maneira imperativa Siri. Faça isso e daí reproduzir isso na sua vida, né com uma professora e tal foi uma. Fala tua sobre isso que eu vi é porque isso isso também já até no próprio esse festival que eu falei o tal pai, eu vi muito sobre isso, né de pessoas até reconhecerem as pessoas que fazem as assistentes estão tentando achar a fórmulas, pra que isso não aconteça porque a gente tá falando com as máquinas e a gente não fica lá Oi por favor Alex. Você pode me acordar amanhã ai muito obrigada Alex é só falar Alex, só põe o alarme para 7 horas pronto.

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Ainda bem que ela não falou porque aqui Alex é a minha também ela começa aqui, ela me assustou dois dias atrás que eu tava falando eu falei Alexia e ela começou a falar comigo e era tarde da noite ela eu tenho ela no meu despertador. Eu dei moderno gente foi sempre paguei mó micose ela ela começou a falar. Não tô entendendo. Eu sei que ela é.

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Ah meu Deus, ah então aí você começa a falar tudo então, o que que acontece ela já nasce ela já tá conhecendo muitas vezes, eu tenho até estudos engraçados que as pessoas perguntam. Quantas pessoas moram na sua casa? Papai mamãe, meu irmão e Alexia. Alexa é uma pessoa então e ela tem aquela voz feminina então a criança não entende? Por que que ela tem que ser eh educada com a professora ou com a mãe que são vozes femininas, mas com Alex ela pode falar desliga aí faz isso aqui, então é de novo. A gente tá enfrentando coisas que a gente não conhecia. E aí não sei não tem não tem solução fácil, mas também tem gente pensando sobre isso, né? É um bom ponto pra pra você colocar. Que bom é cada vez mais uma cirurgia essas questões de que envolvem, né? Até ética educação e coisas assim a medida que essas assistentes vão se até avançando evoluindo, né? Enfim, esse é um é um tema aí que rende.

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Eu espero que você esteja gostando dessa conversa com a Simone Kliass, esse episódio está dividido em duas partes, então o resto da conversa você confere no episódio da semana que vem a gente se vê, tchau.

 

 

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