Na segunda parte do episódio #20, você continua acompanhando entrevista com a artista de voz Simone Kliass. Ela é a voz institucional de diversas marcas brasileiras, é a embaixadora do Women in Voice no Brasil e vice-presidente da XRBR – a Associação Brasileira de Realidades Estendidas. Se você é ou quer ser um artista de voz, esse episódio está cheio de informações úteis sobre o mercado! 

 

Lembrando que esse é o último episódio desta temporada! A Era do Áudio retorna no final de mês de julho!  🙂 

—–
Programa de membros e apoio pontual:

– Apoia.se: https://apoia.se/aeradoaudio  (a partir de R$5 por mês)
– Patreon: https://www.patreon.com/aeradoaudio (a partir de 3€)
– Pix A Era do Áudio: aeraoaudio@gmail.com (doação única de qualquer valor)

Links afiliados (se você aderir a esses serviços utilizando o meu link, eu ganho uma pequena comissão)

 

Riverside (plataforma para gravação remota): https://riverside.fm/home?utm_campaign=campaign_2&utm_medium=affiliate&utm_source=rewardful&via=ananda Use o link e aplique o código AERADOAUDIO para obter 20% de desconto. 

Ficha técnica:

Produção, roteiro e apresentação: Ananda Garcia
Edição de áudio e design gráfico: Jennifer Mendonça

 

TRANSCRIÇÃO DO EPISÓDIO BY GOOGLE PINPOINT 

IMPORTANTE: A transcrição é realizada de forma automática, portanto, pode haver erros. O podcast não se responsabiliza por eventuais erros de transcrição (de natureza ortográfica, sintática ou mesmo legal) executados pelo programa de inteligência artificial. 

[00:00]
A Era do áudio.

[00:08]
Se você larga tudo.

[00:10]
pra conseguir viver disso, você vai ter que aceitar que chegar e quando você aceita o que chega provavelmente vai ser coisa com o valor muito baixo. Começa com equipamento mais simples começa com grupos, então, sei lá, você não tem um estúdio, mas você tem cinco amigos, faz um estúdio junto aluga alguma coisa junto vai passo a passo como a gente se reconhece como locutor quando a gente valoriza a profissão que a gente tem a gente valoriza todo o ecossistema porque assim de verdade Ananda tem trabalho para todo mundo.

[00:45]
Nesse Episódio você vai ouvir a segunda parte da minha conversa com a Simone Kliass, se você ainda não ouviu a primeira parte que saiu na semana passada, eu recomendo que você pausa e esse episódio e volte lá para ouvir porque tá muito bom bom Episódio.

[01:00]
Simone vamos falar um pouco mais Então sobre as oportunidades para os profissionais da voz e até passos, né que eles podem dar na carreira para poder tirar o maior proveito da sua voz das oportunidades que surgem dentro desse meio até porque como eu havia falado antes eu recebo feedback de alguns locutores que seguem que acompanham a era do áudio ainda tenho bastante gente que não consegue viver da sua locução ou então que não consegue investir tanto tempo para conseguir viver da locução, né? Então quais são os teus conselhos aí as tuas dicas de carreira paciência, chega muita gente para mim perguntando Ai. Olha eu quero ganhar dinheiro rápido e fácil e me falaram que você tem que ser locutora porque ganha tanto por mês eu falei não gente. Como assim ganha tanto por mês não a gente é freelancer que você tenha um contrato. E aí sim com o contrato você tem e tal, mas não é assim, você não começa. Ah, vou virar locutor e vou viver disso. Eu não conheço ninguém. Não conheço ninguém que decidiu ser locutor e começou a viver da locução da noite para o dia não conheço toda a minha carreira comigo também.

[02:00]
Assim quando eu falo paciência que às vezes para não acreditar em tudo né que não falar não mas você vai ganhar dinheiro fácil e rápido, eu não sei quem eu não sei juro porque eu não tenho ideia da onde que surge isso, mas não é gente é como qualquer outra profissão do planeta precisa trabalhar muito precisa estudar muito precisa construir passo a passo. Então as pessoas que hoje elas têm uma coisa paralela outro trabalho paralelo, então tentando migrar pra locução como eu também comecei desse jeito é muito importante realmente ter um outra fonte de verbo, porque se você larga tudo e resolve ser Locutor no começo, você não vai conseguir viver disso, então você vai ter que aceitar que chegar e quando você aceita o que chega, provavelmente vai ser coisa com o valor muito baixo que não vai conseguir te manter o mês e se você começa cobrando muito mais abaixo que o mercado paga você não vai conseguir subir também. E aí você não vai conseguir prejudica os outros também. Ah isso com certeza prejudica o mercado inteiro e você não vai conseguir subir também não vai conseguir. Ah não, mas agora eu quero cobrar o certo não a empresa vai te falar não.

[03:00]
Baratinho. Então pega outro e quando a gente compete por preço a gente sempre perde porque sempre tem alguém mais barato que a gente sempre vai ter alguém mais barato que você então, você acha que ah não vou pegar esse Job aqui eu vou cobrar menos que ele porque aí vai ser para mim se o cliente tá preocupado. Só em perder não por preço daqui a dois meses você que vai sofrer você que vai ser substituído por uma voz mais barata, porque sempre vai ter uma voz mais barata, então a competição pelo preço. Ela não te leva a ter uma carreira de sucesso, não te leva a data de ter credibilidade então se você tem um Outra profissão que te mantém tem essa profissão que te mantém e vai fazendo as coisas aos poucos vai se preparando vai estudando vai comprando seus equipamentos começa com um equipamento mais simples começa com grupos. Então sei lá você não tem um estúdio, mas você tem cinco amigos, faz um estúdio junto aluga alguma coisa junto vai passo a passo e outra coisa que eu também percebo que as pessoas ficam muito desanimadas. Poxa, eu tô três anos como locutor e não consigo viver disso tudo bem normal, não é três anos. Espera mais um pouco.

[04:00]
Investe mais você não vai ganhar o mercado em em dias então tem a sua Outra profissão, eu não tô falando pras pessoas de desanimar pelo contrário para ela se animarem é possível, mas não acha aqui porque não tá rolando para você, não é para você pode ser mas faz as coisas com com tranquilidade um paciência com tempo tenha seu outro emprego vai estudando a gente consegue sempre estudar e aí quando a gente é locutor para ser locutor mesmo e viver disso tentar disponível porque tem como eu falei para você, né das vezes tem que regravar uma coisa, então é um pouco complicado quando você tem outra profissão. Então quando você realmente migrar e viver só disso vai ser complicado você ter eu tenho algumas coisas que eu faço e eu consigo equilibrar tudo, mas tem outras coisas porque eu não consigo fazer mais teatro, eu adoro fazer teatro e tal, mas eu não tô mais fazendo porque eu tenho que estar mais disponível aqui então, às vezes eu vou apresentar um evento eu vou palestrar que são coisas mais pontuais tá super encaixado, mas tem outras coisas que eu não consigo fazer é isso. Aí, a gente vai escolher ainda. A gente vai trocando a gente vai crescendo e

[05:00]
Entendo o que fazer escolhas também pergunto também, se não é interessante utilizar as habilidades dessa profissão dessa Outra profissão para aplicar também no Ofício de locutor, né? Até no tratamento com cliente, né? Nossa você tá extremamente adequada a Nanda. Por que que acontece ontem? Tá não uma semana passada tava conversando com uma locutora que tá começando e ela é tradutora e ela é escritora, olha aqui ótimo e ela fala duas línguas. Então tem que pensar. Quais são as nossas fortalezas? Ela tá começando. Então ela pode oferecer um trabalho para uma empresa que ela conhece. Olha eu posso fazer traduzir o texto eu posso gravar nessa língua eu posso gravar naquela cada pessoa que tá aqui ouvindo a gente tem uma fortaleza ninguém é bom em tudo ninguém é ruim em tudo então é a gente descobriu o que que a nossa Fortaleza onde a gente é melhor onde a gente é bom investir nisso e oferecer como diferencial essa mesma locutora que eu comentei ela mora nos Estados Unidos, ela tá começando mas lá é mais fácil comprar equipamento do que aqui é muito caro aqui que eu digo o Brasil, então ela também tem essa vantagem competitiva de ter mesmo começando ter um estúdio muito bom.

[06:00]
Então, eu falei para ela você usa tudo isso ao seu favor e cada um que tá aqui acompanhando a gente também com certeza então se você é vendedor que máximo ser vendedor. Então você vai conseguir se vender porque a gente como o locutor é uma empresa, né? Então a gente tem que trabalhar como uma empresa, eu só administrador também ajuda muito né? Marqueteira ajuda muito gosto da outras coisas tal e sou apresentadora então uma coisa puxa outra uma coisa melhor a outra e tudo mais alguém por exemplo, alguém é cientista e tá super habituado a ler textos que pessoas normais assim, tô brincando, mas pessoas que não tenham o contato com o texto científicos vão ter muito mais dificuldade uma uma pessoa que é cientista quer virar locutor começa então a se especializar nisso. Ah em texto científicos em gravações, aproveita o que você já tem para usar o seu favor, então às vezes tem um locutor de rádio que tem aquela voz bonita e tem muita gente que ainda porque o pessoal fala ah não mas vozeirão você não faz sucesso sim no Brasil em alguns lugares outros menos. Então acha.

[07:00]
Um nicho acha o seu nicho e vai nele investe com coragem muita coragem muita fé muito bom uma pessoa que quer entrar no mercado. O ideal é procurar direto marcas procurar agências procurar bancos de vozes agências que fazem produção de de voz, por que que tu acha então Ananda estava falando de Agente, né? Aqui no Brasil. A gente não tem essa figura tem a gente então a gente é a gente a gente a gente a gente mesmo. Com certeza. A gente é a gente da gente mesmo. Eu como atriz como eu comecei com com uma atriz antes de ser locutora, eu tinha agências, mas as agências que me agenciam elas agenciam para trabalhos como apresentadora trabalhos, como atriz um camera não como locutora então eu senti isso quando eu comecei a migrar mesmo pra locução, eu falei gente então tem que fazer o que elas fazem para mim. Eu vou ter que fazer e aí é muito importante como a gente tem que fazer tudo a Nanda a gente tem que ser produtora atendimento estudar para caramba ter um equipamento tem boa relação.

[08:00]
Venda tem tudo é muito importante que a gente conheça o mercado então. Converse com as pessoas e fala mano, quanto que é quanto não é porque senão você não tem noção. E aí você não vai entender como como navegar nesse mercado, né? A gente tem que conhecer e estudar as plataformas você tinha até perguntado para mim por e-mail as plataformas bem complicado de trabalhar com plataforma é eu ia mesmo fazer essa pergunta tipo fever e derivados, né? A gente vê ali muitos perfis de locutores, mas os preços são baixíssimos. Eu acho que isso não deve ser nada saudável pro mercado não é saudável para o mercado não é saudável pro locutor que tá lá porque ele não vai não vai conseguir sair de lá como é que um locutor uma marca que que realmente investe que vai lá e faz tudo ela não vai pegar um locutor que tá lá se expondo a marca não vai querer associar todos os valores que ela tem um locutor que não se valoriza um locutor que acha que tá tudo bem. Tá lá não tá tudo bem tá lá não tá tudo bem vender a sua voz por qualquer coisa e a questão é o seguinte também Ô Simone é fácil você falar.

[09:00]
Você vive disso, tudo bem, mas assim para eu chegar a viver disso. Eu ralei demais e recusei também coisas que não tinham a ver por ter outra coisa por ter outro emprego que podia me ajudar a pagar as minhas contas porque realmente quando a gente depende só daquilo a pessoa vai ter que se a pessoa precisa daquilo para comer ela vai aceitar qualquer coisa e aí ela não vai conseguir evoluir porque ela se ela não se valoriza como um profissional ela também não vai ser valorizada no mercado é difícil pra caramba então por isso que eu acho que a gente tem que ter muita paciência não ficar se comparando com o vizinho. Você não sabe a história do vizinho, você não sabe quantos anos ele tá trabalhando eu trabalho desde os nove nesse mercado de audiovisual. Eu vi muita coisa Aprendi muita coisa. Errei muito tá certo? Erro aprendo e essa coisa da paciência assim, eu acho fundamental a gente ter esse. Eu repito isso a Nanda porque eu falo com muita gente que fica muito triste muito desanimada. E aí vai pro Fiber eu vou ganhar uma graninha ou vai não sei o que lá, vou ganhar uma graninha. Eu não conheço nenhum locutor de sucesso hoje.

[10:00]
Algum colega meu que vive de locução que começou por esse caminho posso tá enganada isso e se você foi por esse caminho e consegue fala pra gente como e tudo mais porque é importante ouvir né? Mas é mais difícil, eu tenho certeza mais difícil você conseguir galgar se você começa muito por baixo.

[10:18]
Se você tá gostando de acompanhar a era do áudio, considere se tornar um membro você pode utilizar o apoia se se estiver no Brasil ou patrion se estiver em Portugal ou quem sabe em outro país mundo afora com apenas r$ 12 mensais, você se torna apoiador do podcast e o mais importante vai poder participar de um encontro mensal para discutir próximos episódios fazer perguntas trocar ideias e discutir temas relevantes dentro do nosso setor. Para apoiar visite apoia.se/a era do áudio. Se você estiver no Brasil e se estiver fora do Brasil pelo patrão é patrão.com/ara do áudio.

[10:59]
Tem alguma dica Simone para um locutor que queira trabalhar com marcas internacionais queira fazer alguma coisa para o mercado internacional ainda mais com o câmbio do jeito que tá pode ser muito interessante, né? Quem tem essa oportunidade de trabalhar com marcas de Fora seja fazendo coisas em outra língua ou mesmo coisas em português, né? Localizações, né para marcas estrangeiras. Tem algum caminho com certeza se tivesse um caminho fácil, né? Estaria todo mundo com bastante dinheiro no bolso, mas tem alguma dica para compartilhar. Então olha só quando eu comecei a trabalhar bastante no mercado internacional. Eu tava num sites desses não no fiverr, mas estava nos outros. Sites que eram tão bons estava no voice, Bank, eu tava no voice.com eu tava nesses sites o voice bag que nem tem mais acho que ele foi comprado pelo voice.com e ele era muito bom. Então assim eu cheguei a aproveitar muito essa parte e eu era muito feliz, porque era tudo muito bom. O câmbio não tava tão assim absurdo, mas eles pagavam super bem as coisas eram muito direitinho assim.

[11:59]
Tá muito gostoso trabalhar lá fora eu já cheguei a usar voice.com o voice one two three e o voice Bang. Mas isso não hoje hein? Hoje não dá mais, mas quando eu comecei mesmo na parte de carreira internacional. Eles eles eram muito bons. Eles eram muito bons, mas o que acontece. Às vezes é que como eu falei, né a gente querer competir por preço competir por preço aí um locutor cobra menos menos menos menos menos menos aí puxa todo mundo para baixo. E aí os trabalhos que pagam direito fogem desse desse site então eu também gostaria de saber porque o que acontece como eu já comecei antes, eu comecei por esses nesses bancos quando funcionar e eu tenho a agência. Porque a partir dos bancos eu consegui ter a agência lá fora e a agência, negocia melhor e tal, mas Hoje realmente eu também queria saber como ampliar isso sem estar sem bancos. Eu acabei pegando o embalo do que eu já tive e eu acabo trabalhando com clientes que eu já tinha já trabalhava antes e tal, mas realmente eu acho que falta pra gente A Nanda é um grande fórum aqui onde a gente possa trocar essas informações. Acho que o teu programa ajuda.

[12:59]
Por isso então eu também vou querer acompanhar para ver o que que os meus colegas me dizem para eu melhorar e e ter outras oportunidades, porque eu acho que quando a gente se fortalece como grupo como a gente se reconhece como locutor quando a gente valoriza a profissão que a gente tem a gente valoriza todo o ecossistema porque assim de verdade a Nanda tem trabalho para todo mundo cada um tem uma fortaleza cada um vai trabalhar melhor quanto mais a gente tem um grupo de pessoas que a gente confia mas a gente vai indicar trabalho é o tempo todo a gente fica indicando um trabalho pra pessoas que a gente confia é esse nosso mercado funciona muito com indicação. Acho que isso também é um bom jeito, viu? A Nanda de você de repente fazer parceria com pessoas que você conhece de fora, né? Um locutor de outro lugar ele fala olha eu tô aqui eu posso eu posso trabalhar com vocês eu te indico, você me indica. Acho que isso funciona muito também para tentar ganhar o mercado internacional. Eu vejo que isso é uma possibilidade também formar sempre grupos é né as conexões o networking é a coisa mais valiosa, né que a gente tem em termos profissionais, eu acho né assim porque muitas vezes são

[13:59]
Esses contatos que vão te permitir conquistar outras oportunidades, meu marido é locutor, né norte-americano, ele estava falando para mim ele a semana ele falou nossa, amor, tem um um cliente que eu gosto demais é um locutor porque esse locutor trabalha para caramba em português e ele tem vários trabalhos, meu marido faz em inglês, né, meu marido não é norte-americano então esse locutor tem um monte de trabalho em português que sempre precisa para inglês e ele pega os trabalhos. Bota aí passa para o Jason e o DJ também acaba recomendando muito ele enfim e acaba sendo uma parceria linda, porque esse cara é extremamente profissional paga direito paga certinho e é uma pessoa extremamente fácil de trabalhar e meu marido falou meu que ele é um locutor e ele é meu cliente então isso bacana isso a gente pode a gente pode ter isso Ana, a gente pode ser cliente dos nossos colegas porque quem fecha o job é o outro locutor nesse caso o cliente é do do locutor. O Jason. Só grava fecha com ele o valor certinho é sobre isso sabe boa dica é uma coisa muito legal assim de não ver tanto como competição, mas

[14:59]
Em com oportunidade de parcerias, né? Por exemplo se eu eu tenho muitas coisas de concorrência assim então se eu faço de empresas se eu faço por exemplo um banco, eu não quero fazer o outro banco mesmo ao cliente não se importe eu ainda sigo essa coisa de de não fazer concorrentes então se eu tô no ar com uma campanha de Bradesco e chega uma de Itaú para mim chegou para mim eu vou indicar alguém ai eu vou indicar e eu indico mesmo. Então assim só indico se a pessoa pergunta também não sou invasiva, mas muitas vezes as pessoas me ligam para perguntar e eu vou indicar eu vou indicar a gente que é boa. Então é isso. Você tem trabalho para todo mundo.

[15:32]
Eu Estou interrompendo da entrevista e tá bem rapidinho para te fazer um pedido Muito importante se você tá gostando da era do áudio. Vá ao seu tocador de Podcast Favorito e siga ou assine esse podcast essas coisas como deixar seu follow deixar seu review são muito importantes assim os aplicativos de Podcast mostram esse programa para mais pessoas por exemplo se você tá ouvindo pelo Spotify, além de seguir também, pode deixar umas estrelinhas lá pra gente obrigada por ajudar esse podcast a crescer.

[16:02]
E uma coisa até agora indo mais para os finalmente da nossa conversa Simone, como é que é a tua relação com os teus clientes e se tu aplica as tuas habilidades de administradora de profissional de marketing porque a sensação que eu tenho é que tu faz praticamente uma consultoria, né? Porque tu tem aí um pacote completo. Então eu queria saber como é que é a tua relação com os clientes, se tu pode também compartilhar alguma dica e valiosa para quem também queira nutrir esse relacionamento com as pessoas que contratam eu acho que antes de ser administradora tal, eu já trabalhei também em empresas, né? Então tem essa experiência do corporativo e eu sei às vezes como as pessoas estão pressionadas e da correria e esse mercado. Tá muito corrido. Eu gosto de tratar as pessoas como eu como eu gosto de ser tratada. É tão é tipo simples como isso aí não é nem de não é nem que eu sou marqueteira, nem que eu fiz Market nem nada. Poxa, como que eu gosto de ser tratado? Eu gosto eu gosto de você valorizar gosto. Eu gosto de ser tratada com respeito gosto eu gosto que o cliente chega pra mim fala poxa.

[17:02]
Legal, né? Não não não quero Confete não. É isso, mas assim é se ele volta. É porque ele tá satisfeito também, então é isso assim, é é pensar que vê enxergar a pessoa que tá te contratando, entendeu? O lado dela e chegar numa coisa boa para todo mundo não desmerecer seu valor nunca não se desmerecer nunca vai ser flexível. Poxa o cliente está precisando de uma ajuda agora mais rápido. Vamos citar com tempo entrega para ele. Seja um bom fornecedor. Você quer ter um bom cliente seja um bom fornecedor, né? E aí todo mundo vai ficar mais fortalecido, né? Essas parcerias que eu falei de de com outros locutores é legal ter com seu cliente também saber que ele pode contar com você e você pode contar com ele, então é eu acho que eu acho que é por aí é tratar as pessoas como você gosta de se tratado com educação com respeito se eu prometi pra você entregar uma locução a uma da tarde eu vou entregar uma locução 1 da tarde. E se eu não por algum motivo eu não conseguir eu te aviso antes. Olha vai ser 1:10, tá bom? Tudo bem para você, sabe é ter essa coisa gente é uma delicadeza, né?

[18:02]
Mas é e aprender com os outros colegas também, porque cada colega nosso está fazendo uma coisa muito legal muito diferente e muito inovadora, então é legal aprender também com os nossos colegas e amigos estão fazendo de bom, eu aprendo muito com os meus colegas muito muito sempre o dia que a gente achar que a gente sabe tudo já era né? E antes da gente terminar gostaria que tu deixasse redes sociais o site onde as pessoas te encontram os teus projetos, tu faz muita coisa tudo da palestras. Então eu acho que tem muita coisa aí que tu pode deixar para as pessoas te procurarem depois Ah, obrigada bom tem o meu site que é o www.simuniclias.com eu tenho YouTube o YouTube Simone Kliass que estão colocando as coisas lá também mais atualizadas Insta meu Instagram eu uso também Face não Face, eu não uso mais Olá Mano, não vou muito lá, não sei é que eu não sei acho que tem gente que gosta né, mas eu estou mais no Instagram na verdade, né então no Linkedin também.

[19:02]
No Instagram, eu eu dou aula no adstudio de Nova York que é uma escola barra Studio lá eu dou aula também para poucos alunos para não ocupa muito essa parte porque da aula é muito exige bastante, né? Então pega um aluno de por vez só lá nesse estúdio chama Ed Studio Nova. Iorque também dá para seguir o IMEN Voice. Eu recomendo é uma nossa Associação onde a gente fala muito sobre voicetec. Então é isso? Eu tô sempre escrevendo ou falando sobre voz ou no Linkedin ou no Insta ou no e-mail voz e não é de também e é isso são esses lugares que que as pessoas me acham. E eu tô aqui sempre aberta para trocar e aprender junto com o nosso Mercado Lindo de locutores. Que bom bom depois eu vou deixar esses links na descrição aqui desse Episódio. Então as informações vão estar aí porque se não é muita coisa então depois as pessoas clicam. Ah sim Claro. Você é incrível. Você é ótimo. Obrigado.

[20:01]
Eu ainda posso covid estou todo atrapalhada toda sabe assim, quando a gente tá meio boa, eu tô não mas não se acha assim não de verdade, você fez um trabalho incrível então, muito obrigada Simone e espero que a gente mantenha contato aí gostei muito de ter aqui e espero que tu venha de novo a era do áudio. Quando você me chamar, estou aqui o maior prazer de novo. Parabéns pelo teu trabalho isso vai ajudar muito a gente a toda a nossa comunidade. Vamos curtir o trabalho da Ananda. Vamos participar trocar muito com ela, porque assim é um jeito da gente fortalecer nosso mercado aprender um aprender junto, né crescer e se fortalecer então muito obrigada por tudo e muito obrigada para quem acompanhou a gente até aqui obrigada sucesso para ti. Tchau Simone para nós.

[20:50]
E aí gostou dessa conversa, se você quiser trocar uma ideia sobre áudio e comunicação e acompanhar a era do áudio nas redes sociais, é só seguir arroba a era do áudio lá no Instagram e eu tô em todas as redes sociais como @ananda Garcia o nosso e-mail é a era do áudio @gmail.com até o próximo episódio, tchau.

 

en_US